Vive la Fête de la Musique!

21 de junho é dia de festa, dia da música aqui na França. Criada em 1982 pelo governo francês, a festa nacional já cresceu tanto que, além de envolver todo mundo por aqui chegou a outros países, principalmente os europeus. No começo da década de 80, o Ministério da Cultura manda fazer um estudo sobre o comportamento cultural dos franceses e descobre que pelo menos 5 milhões de franceses tocavam algum instrumento, pratica de 1 em cada 2 jovens. Apesar do número alto, que destacava a França dos outros países europeus, era ínfima a quantidade de shows e concertos de músicos franceses em território nacional. Então foi criado um dia inteiro dedicado à música, com o lema: Faites de la musique, Fête de la Musique, incitando todos os músicos amadores ou profissionais a se apresentarem nesse dia. Escolheu-se o 21 de junho, dia de solstício de verão, dia de festa segundo a antiga tradição pagã.

Nesse ano a Fête de la Musique caiu num domingo. Apresentações por toda Paris. Dos grandes, como o concorrido concerto do Louvre para 2 mil pessoas a pequenas apresentações que alguns músicos fazem em suas próprias casas, para 20 ou 30 pessoas.

A

Gente saindo com violão, violino, teclado para tocar nas ruas, musica popular, clássica, rock, pop, reggae, musica africana, étnica, infantil, para todos os gostos. Tudo de graça, em espaços abertos ou fechados, por toda a cidade. Dia de festejar, de beber (alguns exageram, é verdade), de confraternizar, de cantar, ouvir, tocar um instrumento, dia de sair às ruas, de lotar as calçadas e transportes coletivos.

Nos vimos a programação geral e decidimos ir ao show do castelo de Vincennes (o lugar é um espetáculo à parte), promovido pela Fnac, principalmente pela apresentação da Anaïs, uma das nossas cantoras preferidas aqui na França. O show prometia também a presença de Peter Doherty, o grupo Anis e outros.

fetedelamusique 036

fetedelamusique 037

fetedelamusique 039

Depois da atração infantil, começaram a se apresentar as bandas de rock, jazz e blues. O apresentador anuncia que uma das apresentações esperadas da noite, o Peter Doherty, não ia aparecer. Os shows continuaram e, cada vez mais, o publico ia chegando, para ver o momento mais esperado, o show da Anaïs, que aconteceu la pelas 19h30. A gente esperou sentado, com a nossa cervejinha, tentando aproveitar o sol, quando ele aparecia.

fetedelamusique 040

Um pouco antes de a Anaïs entrar no palco a gente se juntou à multidão para ver melhor o show. Platéia francesa é calma, nem se compara com os brasileiros. O que é bom por um lado, porque a gente chegou tranquilo a um bom ponto em meio ao publico. Mas, por outro lado, da uma aflição de ver aquele povo que não grita, não pula. Verdade que quando a Anaïs entrou, fazendo graça, animou um pouco mais o pessoal, mas é uma animação que não chega à metade da energia de uma platéia brasileira. Mas, pouco importa, os artistas aqui estão acostumados e o show, embora curto, foi ótimo.

fetedelamusique 042

A Anaïs, essa mocinha acima, é uma cantora e compositora engraçadissima, super talentosa, que lançou seu primeiro álbum em 2005, uma produção de baixo orçamento chamada The Cheap Show. Ela ficou muito famosa aqui na França com esse disco, com hits que quase todo francês conhece como Mon Coeur, Mon Amour, em que ela tira sarro dos casais apaixonados que se chamam por apelidinhos amorosos e se telefonam a cada 5 minutos. Achei esse show no YouTube, de quando ela começou a fazer sucesso.

Ela lançou o segundo disco – The Love Album – no ano passado, com canções mais divertidas como os hits Le premier amour e Peut-être une angine, e musicas mais sérias, como a inusitada e muito bonita Elle me plaît, uma delicada declaração de amor a outra mulher, o que surpreendeu um pouco seu publico. Deixo aqui outro vídeo do Youtube de uma de suas musicas mais conhecida e tocadas nas rádios atualmente – Le premier amour – e a letra, pra quem quiser cantar junto e treinar o francês.

Le premier amour

On s’est rencontré un beau soir d’été
On a fait l’amour, un beau jour aussi
On n’ s’est plus quitté, on n’ sait plus pourquoi
Mais ça a duré des mois et des mois
Voire des années

J’aimais les cinés, les douches et les sorties
T’étais casanier et tu prenais des bains
Tu voulais toujours avoir le mot de la fin
Et moi, je ne disais jamais rien

Le premier amour
C’est n’importe quoi !
On s’aime pour toujours
Et ça marche pas !
C’est n’importe quoi !

Je n’ me souviens pas de quoi on parlait
Tu étais maladroit et tellement coincé
Comme ça n’allait pas, on ne parlait que d’ ça
Et tes mots d’amour me faisaient pleurer
Des jours entiers

J’écoutais en silence les blagues de tes amis
Et toi, de ton côté, tu supportais les miens
J’étais plutôt du soir, toi plutôt du matin
Comment veux-tu qu’ ça finisse bien ?

Le premier amour
C’est n’importe quoi !
On s’aime pour toujours
Et ça marche pas !
Le premier amour
C’est n’importe quoi !
On s’aime pour toujours

Pour toi, j’ai regardé des matchs de basket
Pour moi, tu regardais un peu moins le basket
Pour toi, j’ai cru que j’aimais ce que je n’aimais pas
Pour toi, je serais allée au bout du monde
Sans moi, tu es parti au bout du monde
Sans toi, j’ai cru que la fin du monde était là

Le premier amour
C’est n’importe quoi !
On s’aime pour toujours
Et ça marche pas !
Le premier amour
C’est n’importe quoi !
On s’aime pour toujours

C’est n’importe quoi !

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em festa, fim de semana, França, franceses, Paris

4 Respostas para “Vive la Fête de la Musique!

  1. Keux

    Nossa, que bacana isso, não?

    O bom é que por aqui, estamos tendo oportunidade de ver atrações atuais da cultura francesa por preços acessíveis devido ao Ano da França.
    Aliás, sxt irei ao show da Corálie Clément, no SESC Pompéia!

    bjks, Taisinha :***

  2. Keux

    Nossa, que bacana isso, não?

    O bom é que por aqui estamos tendo oportunidade de ver nomes atuais da cultura francesa por preços acessíveis, devido ao Ano da França (no Sescão, em especial).
    Vai rolar um bate-papo com a Catherine Millet e uma expo da Sophie Calle em julho, já tá rolando a do Gainsbourg – que tá d+…

    Aliás, sxt irei ao show da Corálie Clément, no SESC Pompéia!

    bjks, Taisinha :***

  3. Quando ela se apresenou no sesc pompeia??
    Gostei muito dela eu não acho nada..
    ):

  4. Olá, Tais,

    Vou estar em Paris na edição 2010 de La Fête de la Musique. Tem alguma dica para me passar? =)
    Beijos,
    Camila

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s