Vinho também não é água, não

Hoje eu estava zapeando na televisão francesa quando vejo uma propaganda com uma musica brasileira. Pensei: que legal, o que sera isso? Nas imagens, jovens felizes bebendo numa praia. De repente, a musica vai ficando distorcida, as imagens também, pra mostrar que as pessoas estavam ficando bêbadas. Depois vem um exagero: uma menina começa a se afogar, um cara tenta estuprar uma outra, dois homens começam a brigar, terror total, bem exagerado. No fim a gente descobre que se trata  de uma propaganda do governo francês para alertar as pessoas – principalmente os jovens – sobre os perigos do abuso de álcool. Agora, precisava colocar musica brasileira, bebida que parece cachaça e caipirinha? Precisava colocar esse caos num ambiente brasileiro?

Não sei o que vocês pensam disso, mas eu achei que eles reforçaram um preconceito em relação ao Brasil. Fica uma mensagem de que uma festa tipicamente brasileira (exótica, para os franceses) é perigosa. No fim, tem uma garrafa de bebida (pinga, provavelmente) com o rótulo “trop d’alcool” (alcoólico demais). Ta bom, então, quer dizer que o vinho, patrimônio do pais, ta liberado? Não é por nada, mas a maioria dos bêbados que eu vejo perambulando pelas ruas de Paris leva uma garrafa de vinho no estilo LeaderPrice na mão.

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em França, franceses

6 Respostas para “Vinho também não é água, não

  1. e em londres, a capital dos bêbados? o que tem de gente caindo pelo metrô não tá no gibi. bem sacana essa propaganda aí, viu. FDPs. 😛 bjs, tata

    • Pois é, né? O engraçado é que o compositor da musiquinha que aparece na propaganda se deu bem, tem um monte de francês que comentou o vídeo no youtube falando da musica brasileira, dizendo que adorou a musica e perguntando de quem é:)

  2. maya

    que bom q gostou da minha dica lá na lina!!

    tb achei q reforça um pouquinho o preconceito q eles têm de nós.. mas.. tem mto brasileiro mal educado viajando por aí mesmo.. só não pode generalizar né!!
    bjos!

    • Concordo que o que mais tem é brasileiro mal educado viajando pela Europa, é verdade. Sei de uma estrangeira que morou um tempo no Brasil e chegou à seguinte conclusão: os brasileiros são legais, o problema é quando eles estão fora do Brasil, que eles ficam meio metidos:) Não sei se vc ja se deparou com esses grupos de brasileiros barulhentos em excursão na Europa. Tb não quero generalizar, mas tem um pessoal que abusa, que desrespeita o cultura dos outros. Ja vi o mesmo acontecer com grupos grandes de americanos; parece que eles esquecem que não estão na casa deles.
      Beijos

  3. Ana

    Er, oi, cheguei aqui pelo conexão paris também.

    Eu acho a bebida parecida com tequila, inclusive nos copinhos, maneira de beber e de servir. Aparece uma cerveja long neck também.

    Não sei, não achei “perseguição” não…

    • Também não acho que eles decidiram prejudicar a imagem o Brasil deliberadamente, mas acho que eles acabaram ligando a nossa musica, o nosso tipo de festa (ta certo que uma hora parece tequila) a uma coisa negativa. Acredite, não é legal ver essa propaganda toda hora nos intervalos comerciais. Vc ta ouvindo o tempo todo francês, francês, francês e de repente vem uma musica brasileira, aquele clima tropical, de praia, essa coisa meio latina, e aquela tragédia toda. E o lance do “trop d’alcool” na garrafa? Achei super hipócrita. O vinho é tão celebrado por aqui, é patrimônio nacional mesmo. Por que não fazem uma pub com o povo se matando de beber vinho barato, que compra-se por menos de 2 euros no supermercado? Vai ver o habito dos bêbados que andam acabados perambulando na cidade, os caras se acabam no vinho tb.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s